quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ciência e Pesquisa

PROVAS DE CIÊNCIA E PESQUISA
MÉTODO CIENTÍFICO
Toda pesquisa científica tem um problema, uma questão a ser respondida. É um ponto de partida na pesquisa, na metodologia da ciência.
Temos que sair do estado de ignorância (dúvida) para o estado de conhecimento, através do método
Método vem do grego methodos e é composta de metá (através de, por meio de) e de hodós (via, caminho), ou seja, meio ou linha de raciocínio.
Esse método pode ser expresso simplesmente pelo raciocínio (expressão formal do pensamento). Ex.: projeto – já é a expressão formal do pensamento.
Tipos de método: abordagem e procedimento
Métodos de abordagem:  
dedutivo:  é raciocínio puro (expressão formal do pensamento), raciocínio que parte de proposições universais (todo, nenhum, qualquer) e conclui proposições particulares. Duas premissas verdadeiras, conclusão verdadeira. No raciocínio dedutivo se descobre alguma coisa que se achava não saber. Ex. monografia.
Indutivo: é o raciocínio que parte de proposições particulares para concluir uma proposição geral ou universal.
Hipotético-dedutivo: é aquele que
Dialético: compreensão da realidade como, essencialmente, contraditório. Não significa incoerência. Todos os seres têm dentro de si a sua negação. Movimento de negação e afirmação e a negação de ambos. Tese, antítese, síntese. Ex. Burguesia X Proletariado. O proletariado é a antítese da burguesia. Surge então uma nova tese (síntese), da qual nega a burguesia e o proletariado. Estado X Coletividade. Dialética é então o movimento dos contrários, movimento das antíteses. Entender sob a ótica da dialética é entender que há conflitos. Muitas vezes uma sentença nega ambas as teses e surge uma nova síntese.
Fenomenológico: procura entrar num mundo inefável, indescritível. Portanto a fenomenologia tenta chegar à essência do objeto a partir da observação e do exame do fenômeno como algo que aparece à consciência. Numa abordagem qualitativa. Ex. O que é ser gari? O que é ser preso? O que é ser vítima de violência? Método muito utilizado nas ciências sociais, psicologia e serviço social.
A ontologia estuda o ser a partir daquilo que ele é, ou seja, sua essência. Existência (modo de ser – contingente) X Essência (aquilo que é)

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
NÍVEL – exploratória, descritiva e explicativa
ABORDAGEM – quantitativa e qualitativa
PROCEDIMENTO UTILIZADO NA COLETA DE DADOS bibliográfico, documental, levantamento, estudo de caso, estudo de campo, pesquisa-ação e pesquisa participativa
1.       Leitura e esquematização das principais idéias sobre.....(estudo de caso)
2.       Seleção de um estudo nas bases de dados que sirva de exemplo (do estudo de caso na área jurídica) da pesquisa estudada pela equipe
3.       Copiar e colar o resumo da base de dados.
4.       Analisar o conteúdo do resumo tendo em vista as características que foram apresentadas. (1 a 2 parágrafos).
5.       Fotocopiar o exercício em número proporcional ao número de alunos da classe.
6.       Apresentar em sala de aula.

Classificação das pesquisas
Quanto ao nível ou objetivosexploratória(mais recomendadas para iniciantes em pesquisa) – aonde faz-se o reconhecimento de algo, do objeto, esta pesquisa permite a formulação de problemas ou de hipóteses mais precisas, descritiva – levantamento, é espontânea, no habitat natural, correlaciona variáveis, associa variáveis, tem amplo grau de generalização, espontaneidade (não houve modificação da realidade, como pesquisa documental), naturalidade, geralmente o pesquisador nem tem contato com as pessoas, quando o tem não há modificação do ambiente e explicativa cria um ambiente a ser estudado, uma condição especial, porquês, estabelece relação de causalidade, faz um estudo controlado, há influência do pesquisador, qual a medida que x afeta y, poucas variáveis, isolamento de variáveis.
Quanto à abordagemquantitativa, analisa números, estudo do todo (análise dedutiva), análise objetiva, o pesquisador distancia-se do processo e testa hipótese e mensura variáveis e qualitativa, analisa palavras, não se tem preocupação com as totalidades, alguns sujeitos (análise indutiva), análise subjetiva, o pesquisador envolve-se com o processo e gera idéias e categorias para o estudo.
Quanto ao procedimentoBibliográfica – permite uma compreensão maior de um mesmo assunto já estudado, tenta explicar um tema a partir de teorias já publicadas em diversas fontes: livros, artigos, manuais, enciclopédias. Documental diferencia-se da bibliográfica na medida em que utiliza fonte primária e não secundária como a bibliográfica. A legislação vigente se extraída nos códigos são consideradas fontes documentais ou primárias. Também são consideradas primárias objetos catalogados como peças de museu e suas devidas catalogações. Análise jurisprudencial também é análise documental ou primária.
, experimental, caso de controle, Estudo de caso –  é empiricamente verificável, extenso, amplo, profundo e exaustivo, de todos os ângulos e aspectos do caso, com técnica de pesquisa qualitativa com entrevista. (survey)  Estudo ou pesquisa de levantamento – analisa, quantitativamente características de determinada população, são da forma descritiva, podem abranger o universo ou apenas uma amostra. São utilizados questionário, entrevista e formulário. Estudo de campo – o pesquisados acampa no local da pesquisa para participar diretamente observando as atividades do grupo estudado, captando as explicações e itnerpretações do que ocorre naquela realidade. É um estudo mais qualitativo. É mais profundo do que o estudo de levantamento.
Pesquisa - ação = é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo participativo.
Pesquisa  participante – tem como base o empenho de uma instituição governamental ou privada.
Toda pesquisa-ação e participante mobiliza a comunidade para a transformação social. Principal objetivo destas duas pesquisas é a transformação da realidade.

O projeto interdisciplinar, o relatório de pesquisa, no nosso caso, a pesquisa é exploratória e qualitativa, pois verifica uma situação, um ambiente e analisa as palavras.
Linguagem jurídica – dois terços escrevemos sobre linguagem jurídica e outro terço a fala do profissional ( fazer isso com cada item na parte dos resultados – atribuições profissionais, ética profissional, acesso á justiça- escolher os recortes mais significativos, ou seja, das entrevistas gravadas, transcrever as frases mais significativas).

Tipos de trabalhos científicos
Resumoconceito: é uma apresentação, de forma breve e sintética, das principais idéias de um texto. Requisitos básicos para sua elaboração é o domínio e a compreensão do texto que será resumido. Quando maior a compreensão e o domínio do texto, maior será a capacidade de síntese e de apresentação de forma breve. Procedimentos para elaboração: Leitura integral para adquirir uma visão de conjunto da unidade, delimitação das unidades de leitura do texto, esquematização ou preparação das anotações de leitura, redação do resumo com frases breves e objetivas. Tipos: resumo crítico, indicativo e informativo. Obs.: O resumista não manifesta opinião quando faz o resumo.
Resenha Críticaconceito: desenvolvimento de uma síntese de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica, com o objetivo de discussão das idéias nela contidas. Requisitos básicos, características: apresentação das idéias da obra, avaliação das informações e a forma como foram expostas, justificação da avaliação desenvolvida no resumo. Procedimentos para elaboração: conhecimento completo da obra, competência da matéria, capacidade de juízo de valor, independência de juízo, correção e urbanidade e fidelidade ao pensamento do autor. Procedimentos para apresentação: Obra, credenciais da autoria, conclusões da autoria, digesto, metodologia da autoria, crítica do resenhista e indicação do resenhista. 
Fichamento – conceito: é o registro das idéias principais de um texto, em forma de tópicos, para melhor compreensão de uma obra. Tipos: bibliográficas, temáticas, ficha-resumo, ficha de citação, ficha de comentário analítico e estrutura. Obs.: Precede qualquer trabalho de resumo.
Paper – conceito:  é um trabalho científico que analisa o tema a partir do ponto de vista de quem escreve. Características: objetividade e originalidade. Tipos: position paper e comunicação científica. Procedimentos para elaboração: escolher o assunto, reunir informações, avaliar o material, organizar as idéias e redigir o paper. Procedimentos para apresentação:  o position paper seria capa, folha de rosto,  sumário, introdução, revisão bibliográfica, reflexão e posicionamento do autor, conclusão e referências. Já no paper comunicação científica cuja finalidade é fazer conhecida a descoberta e o resultado alcançado com as pesquisas, compõe-se basicamente de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Artigo Científico – conceito: é uma apresentação sintética, em forma de relatório escrito, do resultado de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. É um trabalho completo, mas escrito de forma reduzida. Não ultrapassa 10 ou 15 páginas. Tem estrutura do relatório.  Tipos:  original e revisão.
Projeto de Pesquisa – conceito: é o documento explicitador das ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa, busca resposta para um determinado problema. Tipos: quanto ao nível: exploratório, descritiva, explicativa; quanto a abordagem pode ser quantitativa e qualitativa; quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados, esta pode ser bibliográfica, documental, estatística de levantamento, estudo de caso, estudo de campo, pesquisa-ação e pesquisa participante. Procedimentos para elaboração: considerações sobre a delimitação do tema e formulação do problema, delimitação do tema, problematização, justificativa, objetivos, definição dos conceitos operacionais, revisão bibliográfica,  - conceito: delineamento metodológico, tipo de pesquisa, população/amostra, instrumentos utilizados para coletas de dados, procedimentos utilizdos para coleta de dados , tratamento dos dados, cronograma, orçamento e referencias.
Relatório técnico-científico: documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em uma investigação.  Características: descreve minuciosamente a situação de uma questão técnica ou científica. No relato não se emite conclusão e no relatório emite-se uma conclusão. Procedimentos para elaboração: descrição objetiva de fatos, incorporando uma análise metódica para a obtenção de conclusões, que tem por finalidade a a objetividade e e xatidão do relato.
Monografia: conceito – resulta de um trabalho intelectual baseado apenas num assunto. Aprofunda-se no trabalho, que tem característica analítica e escrito e completo, específico e particular, aborda vários aspectos, estudo exaustivo, tratameno extenso em profundidade, mas com alcance limitado. Metodológica específica, contribuição para a ciência. Tipos: stritu sensu e latu sensu. Requisitos: pesquisa científica, elaborado e apresentado no fim do curso de graduação.

Apresentação de citações na redação científica
CITAÇÃO – tem como finalidade corroborar as idéias, discutir as controvérsias, ampliar o conhecimento sobre o tema e contribui para o estado da arte. É uma menção (no texto) de uma informação colhida em outra fonte.
Tipos:
Direta – transcrição literal, cópia fiel.
Pode ser Curta: até três linhas, entre aspas, inserida no parágrafo
Ou Longa: mais de 3 linhas, espaço simples, fonte menor, sem aspas e com recuo de 4cm da margem esquerda
INDIRETA: citação livre na forma de paráfrase. Não há destaque gráfico, porém há necessidade de indicação da fonte.
CITAÇÃO DE CITAÇÃO:  (pode ser direta ou indireta) – indicação pela expressão latina apud que significa conforme, segundo.



6. Como fazer uma supressão no começo, meio ou fim de uma citação direta?
Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques do seguinte modo: a) supressões: (...) b) interpolações, acréscimos ou comentários: ( ) c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.
7. Como grifar uma palavra no interior de uma citação direta?
Parta enfatizar um trecho de citação deve ser destacado indicando desta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada.
8. Como fazer uma citação de uma informação colhida em uma palestra?
Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal indicar entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis em nota de rodapé
9. Como fazer uma citação de dois autores diferentes que possuem o mesmo sobrenome?
Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes, se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.
10. Como fazer uma citação de duas obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano?
A s citações diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.
11. Como fazer uma citação de uma informação presente, simultaneamente na obra de diversos autores?
As citações indiretas de diversos documentos de vários autores devem ser separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética.
12. Como fazer a citação de um documento que tem como autoria uma entidade pública ou privada?
Utilizar a jurisdição da lei, como BRASIL, SANTA CATARINA, TUBARÃO.
13. Como fazer uma citação de um documento que não possui autoria?
6.2. Entra com a primeira palavra
14. Como utilizar o sistema autor data para fazer uma citação?
6.3 Referencia a obra no texto pelo sobrenome do autor, pela data de publicação e pela página quando se trata de citação direta. Se a citação for indireta a página não é obrigatória, porém o professor Vilson pede (hehe).
15. Como utilizar o sistema numérico para fazer uma citação?
Coloca o número do chamado e apresenta a nota de rodapé.
16 Como fazer uma nota de rodapé?
Vide acima
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS (Fazer a pesquisa (meios))
Comparativo: Compara dois ou mais processo, seres situações, fenômenos etc. e procura identificar semelhanças e divergências. Ex.: conhecimento dos ingressantes X conhecimento dos concluintes. Ex.: Leis do Aborto Argentino X Leis do Aborto Brasileiro.
Estatístico: Utiliza as teorias estatísticas para explicar os fenômenos.
Monográfico: Consiste no estudo minucioso e contextualizado de determinados sujeitos, profissões, condições, instituições, grupos ou comunidades, com a finalidade de obter generalizações.
Etnográfico: A forma de ser e viver de um povo. Ex. Etnografia das leis – dizer como determinado povo estabelece suas leis.
Histórico: Investiga os acontecimentos do passado para entender o presente e projetar o futuro.
TÉCNICAS DE PESQUISA – Formas de coletas e análises de dados. A técnica é o modo de fazer de forma mais hábil, mais segura, mais perfeita em algum tipo de atividade, arte ou ofício.
Questionário
Entrevista
Grupo Focal
Fichamento

BONS ESTUDOS E ATÉ A PRÓXIMA

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